Como introduzimos a rotina com nosso filho Romeo

Como introduzimos a rotina com nosso filho Romeo

Quando contratamos a Consultoria do Sono para nosso filho, fomos apresentados a uma Rotina e eu fiquei um pouco apreensiva, afinal o Romeo tinha 5 meses!

Seria muito exigente da minha parte ter “regras” para tudo? Ou devia respeitar os sinais do meu filho e não encanar tanto?

Aqui em casa foram os dois!

Começamos pelas sonecas e os primeiros dias foram difíceis porque eu achava que o Romeo “lutava” contra o sono, só dormia no colo e quando dormia eram sonecas de 20 minutos no máximo.

Fomos introduzindo os horários das sonecas diurnas aos poucos, sempre levando em consideração as janelas do sono e o que nos ajudou muito foi anotar numa agenda o que acontecia no nosso dia a dia (horário das mamadas, quando dormiu, acordou, banho, etc.). Assim começamos a entender melhor nosso filho e não a achar que qualquer resmungo e choro era sono ou dor.

Prestei mais atenção nos detalhes do nosso dia a dia, no ambiente onde ele iria dormir e claro em mim mesma… em muitos momentos eu já estava cansada, irritada e toda esta tensão era passada para ele.

Aos poucos fomos criando a nossa Rotina (dentro do que havia sido proposto pela Consultora), com muita persistência, repetições e calma!

E como ficou nossa vida no meio de tudo isso?

Optamos em abrir mão de alguns compromissos nos primeiros dias da introdução da rotina, porque entendemos a importância e o bem que faria ao nosso filho.

Dissemos não aos churrascos com a turma, faltamos em festas e recusamos viagens, mas depois de um período tudo foi voltando ao normal e percebemos que ter rotina não é só ficar prisioneiros em casa.

Conseguimos adaptar nossos compromissos à rotina do Romeo e isso não quer dizer que ele precise dormir rigorosamente às 15h!

Não foi do dia para a noite que ele fez as sonecas no sofá, que elas chegaram a 1 hora e que ele dormiu sem que eu precisasse ficar embalando.

Mas ele aprendeu!

Aprendeu que após a última mamadeira, vem o banho, pijama, escovar os dentes e o sono.

Aprendeu que tem que dormir no seu berço junto com sua naninha.

Aprendeu que se acordar no meio da  noite e no escuro, está tudo bem e que logo vai voltar a dormir.

E nós aprendemos que não precisa andar na ponta dos pés ou cochichar quando ele está dormindo.

E por fim, adequamos uma rotina que é saudável e nos faz feliz!



Share This
WhatsApp chat WhatsApp