Quanto tempo meu bebê deve ficar no peito?

Quanto tempo meu bebê deve ficar no peito?

Essa é uma dúvida recorrente que muitas famílias têm, principalmente por falta de orientações corretas dos profissionais de saúde.
Logo de cara já aviso que não existe tempo para o bebê ficar no seio, existe eficiência!

Leite Magro (anterior) e Leite Gordo (posterior)

Vocês já ouviram dizer que o leite materno é dividido em leite anterior (mais aguado e rico em células de defesa) e leite posterior (gordo)? Essa é uma forma de transmitir informações didáticas sobre a “maturação” do leite, porém ela faz você pensar ERRONEAMENTE que é necessário um determinado período de tempo sugando para atingir o leite posterior (gordo).

E na verdade, o que é necessário é a eficiência do bebê no seio, é a capacidade dele realizar o reflexo de ejeção a cada mamada e captar/estimular o leite gordo a sair dos alvéolos (observe o vídeo com o reflexo de ejeção ativo e os alvéolos mamários sendo estimulados).

Intervalos de Mamadas

Outra dificuldade que as famílias encontram é no intervalo das mamadas, ou seja, de quanto em quanto tempo um bebê precisa mamar? Preciso acordá-lo para mamar?

Crianças que estão em aleitamento materno exclusivo, isso quer dizer que só mamam no seio e nada mais; devem fazer livre demanda, isso significa que devem mamar quando quiserem!

Lembrando que o leite materno é rapidamente digerido após 40 minutos, assim é esperado que o intervalo entre as mamadas (início de uma até o início da outra) aconteça no mínimo a cada 1h30 nos primeiros dias de vida do bebê e depois vá espaçando.

No primeiro mês de vida (30 dias) é interessante que não deixemos esse intervalo passar de 4 horas (lembrando que estamos falando de crianças com peso e idade gestacional adequados), pois a produção de leite na amamentação ainda não está estabelecida, mas depois você NÃO precisa acordar seu bebê para mamar!

Conclusão

Observe seu filho, confie na capacidade de vocês, prefira lugares tranquilos para amamentar e esqueça o relógio, seu bebê mostrará quando e como estará satisfeito.



Matéria enviada por Bruna Collaço, nossa parceira da Mãe Coruja Assessoria



Share This
WhatsApp chat WhatsApp