Release: Consultoria do Sono Infantil aconselha rotina para bebê dormir melhor

Release: Consultoria do Sono Infantil aconselha rotina para bebê dormir melhor

Consultora do sono materno infantil é uma profissional certificada que auxilia gestantes, mães, pais e cuidadores na criação de uma rotina de sono de qualidade para o bebê. Atendimento da especialista da Alegria Materna é presencial em Itu, SP, ou online em qualquer localidade via Skype. Entenda como funciona a consultoria!

Fazer o bebê dormir sozinho no berço sem que ele desperte com frequência durante o sono parece um cenário distante para muitos pais, concorda? Embora os médicos digam que desde bebês toda criança está fisiologicamente apta a dormir durante a noite inteira, a realidade do pós-parto pode ser um pouco diferente.

Assim como comer, andar e brincar, dormir também é uma habilidade que se aprende e muitos bebês sabem fazer isso. Os que não sabem, precisam de ajuda. O que acontece é que a dificuldade de adormecer do bebê afeta a qualidade do sono dos pais. As noites em claro deixam os cuidadores exaustos. Quanto menos o bebê dorme mais estratégias são criadas para diminuir o cansaço e é partir daí que se criam os maus hábitos.

Desta forma, a consultora do sono infantil vai dar um apoio a esses pais esgotados para reverter esses maus hábitos com uma reeducação do sono. A especialista realiza uma assessoria com muito suporte emocional e muita informação para a criação de uma rotina de sono de qualidade para o bebê e, consequentemente, para toda a família.

A Alegria Materna acompanha cada bebê de maneira singular. Cada criança é única e merece assistência exclusiva. O atendimento é feito com crianças de zero até os 5 anos de idade, além da consultoria preventiva com gestantes a partir do momento que se descobre a gravidez.

O sono infantil é de extrema importância. Quando o bebê tem um sono restaurador, ele processa tudo o que aprendeu durante o dia como mexer as mãos, engatinhar, mandar beijos, balbuciar e até mesmo chorar. E é no sono que todo este aprendizado é organizado e contribui para o seu desenvolvimento.

Acolhimento e afeto no atendimento personalizado. Como funciona a consultoria do sono?

Em termos físicos, uma das situações mais difíceis da maternidade é a privação de sono, normalmente associada com a dificuldade do bebê em adormecer. Se o seu bebê acorda muitas vezes durante a noite e só volta a dormir se for ninado, balançado ou amamentado ou acorda muito cedo ou demora muito para dormir ou, ainda, faz sonecas de curta duração, a consultoria do sono é indicada.

Geralmente, os pais já sabem o que e como fazer, mas devido à exaustão e toda a ansiedade que a maternidade traz, ganhar o suporte da consultoria pode fazer toda a diferença na execução da rotina.

Para identificar os pontos a serem mudados e, antes de fazer qualquer sugestão de rotina, a consultora do sono realiza uma entrevista e aplica um questionário para colher todos os detalhes do cotidiano do bebê e da família – incluindo rotina, hábitos, peculiaridades de cada fase de desenvolvimento. A partir destas observações é iniciado um trabalho totalmente personalizado e em parceria com os pais ou cuidadores.

A consultora do sono se torna uma colaboradora neste processo. Os verdadeiros protagonistas são os cuidadores e o bebê. Por isso, o comprometimento e dedicação da família são indispensáveis para o sucesso da consultoria.

As sessões podem ser presenciais em Itu, Indaiatuba e Salto, interior de São Paulo, ou online em qualquer localidade via Skype com 1h30 de duração. O tempo de consultoria depende do diagnóstico inicial e pode ser de 7, 15 ou 30 dias. Cada consultoria tem o seu pacote de serviço e o atendimento é feito diariamente – incluindo os finais de semana – e com entrega de material didático para as famílias. Na consultoria, cada bebê recebe uma sugestão de rotina personalizada. O retorno das mamães é motivador.

Repetição de bons hábitos para o bebê dormir bem

Em relação à metodologia, a Consultoria do Sono Infantil da Alegria Materna utiliza a repetição. De uma maneira gentil, o exercício da repetição é feito até que a criança incorpore os hábitos corretos. Jamais é recomendado deixar o bebê chorando sozinho no berço e não há estímulo ao desmame. Há um respeito ao estilo de maternar de cada família.

Os serviços da Consultoria do Sono Infantil não são restritos às mães, mas para todos aqueles que tem a sorte de conviverem com o universo infantil: pais, avós, tios, padrinhos e cuidadores. São eles:

  • Preventiva: a partir do momento em que se descobre a gravidez. São oferecidos o material didático e consultoria presencial ou online;
  • Aconselhamento: para bebês de zero a 3 meses. São ofertados o material didático, consultoria presencial ou online, rotina e suporte;
  • Consultoria: para crianças de 4 meses até os 5 anos de idade. São oferecidos o material didático, consultoria presencial ou online, rotina exclusiva e suporte;

 

Consultoria do sono infantil da Alegria Materna: conteúdo exclusivo

A Consultora do Sono Infantil vai promover melhorias significativas na qualidade do sono do bebê com orientações aos pais e com todo apoio para que o processo de reeducação do sono seja feito com sucesso.

A Alegria Materna acredita que o aconselhamento deve ser o menos traumático possível para o bebê. Desta forma, o desenvolvimento de todo o trabalho é uma união com os pais refazendo hábitos, exercitando as repetições e transmitindo muito amor e acolhimento aos pequenos.

Os Pilares da Consultoria do Sono Infantil da Alegria Materna são: Ambiente, Bons Hábitos e Rotina. Para cada bebê é desenvolvido um conteúdo exclusivo e com o respeito aos limites de cada família.

  • Ambiente onde o bebê dorme deve estar propício a um bom sono. Isso está relacionado ao conceito de higiene do sono que é manter um ambiente adequado para dormir, sem muitos elementos de interferência que chamem a atenção do bebê. O quarto deve estar escuro e com a temperatura agradável, além de ser um lugar seguro;
  • Bons Hábitos são um conjunto de atitudes que melhoram o sono do bebê. Preservar um dia a dia ordenado e estável em que o bebê consiga prever o que acontecerá em seguida traz uma sensação de segurança importante para a criança e, consequentemente, esta tranquilidade vai interferir na boa qualidade de sono;
  • Rotina deve ser implantada desde os primeiros dias de vida dos bebês. Estabelecer um ritual de sono é fundamental. Mesmo que os cuidadores acreditem que a criança ainda não entenda, a rotina previsível ajuda a acalmá-la. Os rituais dão “pistas” ao bebê de que é hora de começar a sossegar. A calma interfere de forma bastante positiva na qualidade de sono da criança;

 

Alegria Materna, uma experiência real

A fundadora da Alegria Materna, a consultora do sono infantil Juliana Simão, é mãe do pequeno Romeo. E foi a partir de uma experiência de verdade que a profissional decidiu ajudar outras famílias. Romeo teve dificuldades para dormir aos 5 meses de idade. Nesta época, Juliana procurou auxílio de uma consultora do sono infantil, o que fez muita diferença na qualidade de sono do seu bebê e de toda a sua família.

O conteúdo fez sentido para você e sua família? Precisam de ajuda? A Alegria Materna espera o contato! Se preferirem, disponibilizamos um canal direto, acesse.

Durmam bem!



Share This
WhatsApp chat WhatsApp